A Associação Mundaréu é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Foi criada em 2001 para promover o desenvolvimento e a inclusão social de grupos de produtores artesanais, de todo o país.

A missão da Mundaréu é criar oportunidades de geração de trabalho e renda para as pessoas excluídas do mercado formal de trabalho, como forma de combater a pobreza. Para isso, a Mundaréu desenvolve o Programa de Qualificação de Empreendedores que visa à formação de pequenos negócios de produção e comercialização, em consonância com os conceitos e princípios do comércio justo.

A qualificação é uma ação educativa não formal que se propõe suprir a defasagem educacional e a falta de qualificação profissional, da maioria dos artesãos. Nesse sentido, o Programa abrange conjunto de instrumentos básicos, necessários para a estruturação de empreendimentos autônomos sustentáveis.

A Associação Mundaréu realiza também a promoção da comercialização para inserir no mercado, os grupos que passam pela qualificação. Para isso desenvolve parcerias com organizações que atuam na ampliação dos resultados de venda e renda, dos que produzem.

A loja da Mundaréu, inaugurada em 2002, foi a primeira no Brasil a vender, exclusivamente, objetos elaborados de acordo com os padrões do comércio justo e produzidos por comunidades populares, que buscam nesta uma alternativa de sobrevivência digna.

O caráter inovador do trabalho da Mundaréu deve-se a alguns aspectos. Em primeiro lugar, por trazer para o mercado interno a ideia – até então pouco conhecida – do fair trade, no segmento de artesanato e de manufaturados. Em segundo, porque adequamos à nossa realidade, a prática usual no comércio justo internacional, de oferecer bônus, sob a forma de benefícios de saúde e educação aos grupos de produção, em função de seus bons resultados comerciais.

Optamos por formular o Programa de Capacitação de Empreendedores, a partir da identificação de desejos e necessidades dos grupos de produção. Essas informações vieram do diagnóstico que havíamos realizado com produtores, para a formulação da proposta de trabalho da Mundaréu. A nossa escolha foi proporcionar conhecimentos básicos para que pudessem organizar e gerir seu negócio próprio.

Outra linha de ação desenvolvida pela Associação Mundaréu é consultoria na área de geração de trabalho e renda voltada a organizações e empresas, que tenham interesse em: diagnósticos, elaboração e implantação de projetos; qualificação de RH e abordagem de públicos diferenciados; comércio justo; avaliação e seleção de projetos; e novas tecnologias.

Alteração na comercialização

A partir de 2011, a Mundaréu introduziu algumas modificações nas estratégias para o cumprimento de sua missão, que não sofreu alterações. A primeira mudança, já bastante divulgada é que passamos a realizar a comercialização, através de parcerias

A existência de novas mídias e formas de relacionamento com clientes nos levaram a soluções mais ágeis e econômicas, para a realização das vendas. No caso do varejo, estamos negociando alternativas de e-commerce, sendo que o espaço físico da loja já foi desativado.

Com relação aos brindes corporativos estabelecemos uma parceria com a Tekoha, uma organização com a qual temos afinidades de valores e objetivos e uma relação de confiança. Responsabilizam-se pela operação comercial, com acompanhamento da Mundaréu.

Estamos oferecendo a empresas e organizações, um novo serviço de consultoria, que cobre as áreas de atuação envolvidas com a geração de renda, desenvolvimento local, sustentabilidade e qualificação de pessoas e equipes, no contato com comunidades populares.

A proposta é compartilhar os conhecimentos gerados pela Mundaréu, de forma mais ampla, utilizando a nossa metodologia. Estamos compondo uma equipe de profissionais qualificados, para ampliar o âmbito de atuação, além da produção artesanal.

Breve, forneceremos maiores informações.

topo