O Brasil tem participado desse mercado, principalmente como fornecedor, com a venda de produtos agrícolas para países do Hemisfério Norte. A venda de artesanato brasileiro ainda é pouco significativa. O Suco Justo, do Paraná é pioneiro na exportação de suco de laranja para o mercado europeu. Mais recentemente, produtores de banana, café e frutas desidratadas têm se inserido como fornecedores.

O mercado interno do comércio justo está apenas começando e necessita de algumas normatizações para funcionar com maior efetividade.

A Associação Mundaréu é uma das organizações pioneiras no estímulo ao comércio justo no mercado interno brasileiro, exclusivamente no segmento de artesanato e manufaturas. Começou a atuar em 2001, na capacitação dos grupos de produção e na comercialização de produtos.

Em 2002 inaugurou a primeira loja a funcionar nestes moldes no Brasil, com a proposta de vender produtos para a geração de renda dos produtores excluídos do mercado formal e conscientização do público consumidor. Desde então, a Associação Mundaréu organiza e oferece palestras e seminários, divulgando também informações sobre comercio justo e grupos de produção na Internet, mídia (radio e TV) e materiais impressos.

A Visão Mundial e o Artesanato Solidário são organizações contemporâneas à Mundaréu, que também atuam na capacitação e comercialização de produtos, principalmente no mercado interno.

No mesmo segmento de artesanato e pequenas manufaturas podemos citar outra organização mais jovem, também filiada ao WFTO e que faz parte do movimento de comércio justo, como a Onda Solidária que atua principalmente no mercado externo no segmento de roupas e comercializa seus produtos em geral na França.

topo