Pauta da Mundaréu: comercialização e  politicas públicas![1]

O processo de mudanças começou em 2010, com o fechamento de nosso ponto de varejo. Em 2011 optamos pela interrupção também da comercialização de brindes. As dificuldades na comercialização devem-se aos preços elevados da geração de produtos das comunidades. Alem da nossa, vimos várias outras experiências frustradas e, a sobrevivencia apenas daquelas que são subsidiadas.  Será essa a única possibilidade?

Esses óbices na comercialização não indicam apenas a necessidade de câmbios nas estratégias de ação, mas questionam os fundamentos da concepção de geração de renda. Os empreendimentos são capazes de alcançar a sustentabilidade economica? Eles conseguirão sobreviver sem apoio?

Está claro que a causa não deve ser abandonada, e sim aprimorada. Consideramos legítimo e necessário continuar atuando para o desenvolvimento socioeconômico e cultural de comunidades de baixa renda, valorizando seus saberes e promovendo seu conhecimento, como ponto de partida para a melhoria das ações de qualificação.

Acreditamos que é o momento de ampliar as trocas entre organizações e profissionais que atuam no segmento, para organizar e influenciar ações que beneficiem os pequenos empreendimentos populares. Cabe-nos apontar ao Poder Público a necessidade de assumir responsabilidades desenvolvendo políticas destinadas a esse segmento social excluído, com ações alternativas e complementares ao Bolsa Família.

Sob essa nova conjuntura, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico e cultural das comunidades excluídas, com ênfase nas mulheres. Nossas estratégias são:

- Qualificação de empreendedores

- Advocacy, para propor e influenciar um papel mais ativo do Estado, no segmento dos pequenos empreendimentos populares.

- Organização de debates, cursos e eventos para a discussão e organização de ações coletivas, sobre os temas apontados.

- Consultoria: metodologia e conceitos na geração de trabalho e renda; elaboração de projetos, avaliação e indicadores; diagnósticos socioeconômico e de grupos; metodologia de trabalho com comunidades.

A venda dos produtos passa a ser feita diretamente pelos grupos.

[1] Leia texto de Lizete Prata sobre as dificuldades na comercialização de produtos de empreendimentos populares