Padrões de comércio justo

O WFTO prescreve 10 normas que as organizações de Comércio Justo devem seguir no seu dia-a-dia profissional e realiza um acompanhamento contínuo para garantir que esses padrões sejam observados:

1.Criação de oportunidades para produtores economicamente desfavorecidos

O Comércio Justo é uma estratégia para a diminuição da pobreza e para o desenvolvimento sustentável. Sua finalidade é criar oportunidades para os produtores que tenham sido economicamente desfavorecidos ou marginalizados pelo sistema de comércio convencional.

2.Transparência e responsabilidade

Comércio Justo envolve uma gestão transparente nas relações comerciais para tratar de forma justa e respeitosa seus parceiros comerciais.

3.Qualificação

Comércio Justo é um meio para desenvolver a autonomia dos produtores. Proporciona um relacionamento com continuidade, durante o qual os produtores e suas organizações podem melhorar as suas competências de gestão e seu acesso a novos mercados.

4.Promoção do comércio justo

As organizações de Comércio Justo se propõe a sensibilização do público sobre o Comércio Justo e à promoção de mais justiça no comércio mundial. Elas fornecem aos seus clientes informações sobre as organizações produtoras, seus produtos, e em que condições eles são feitos. Elas usam técnicas publicitárias e de marketing adequadas e objetivas e buscam os mais altos padrões de qualidade do produto, seu material informativo e embalagem.

5.Pagamento de um preço justo

Um preço justo no contexto regional ou local é aquele que tenha sido acordado através do diálogo e da participação. Abrange não só os custos de produção, mas permite uma produção que é socialmente justa e ambientalmente adequada. Fornece justa remuneração para os produtores e leva em consideração o princípio da equiparação salarial entre homens e mulheres. Além disso, relações comerciais justas incluem os menores prazos de pagamento a seus parceiros e quando possível adiantamento para viabilizar a produção.

6.Equidade de gênero

Comércio Justo significa que o trabalho das mulheres é devidamente valorizado e recompensado. As mulheres são pagas por sua contribuição no processo de produção e para isso recebem qualificação em suas organizações.

7.Condições de trabalho

Comércio Justo significa um ambiente de trabalho seguro e saudável para os produtores. A participação dos filhos (se houver) não pode afetar negativamente o seu bem-estar, segurança, requisitos educacionais e de necessidade de brincar e deve estar em conformidade com a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, bem como a legislação e normas no contexto local. Este tópico foi incluído como uma forma de respeito a contextos culturais, especialmente rurais, onde o trabalho infantil faz parte da cultura local. No entanto, indica condições especiais para que isso aconteça.

8.Trabalho infantil

As organizações de Comércio Justo respeitam a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, bem como as leis e a cultura local, a fim de assegurar que a participação das crianças nos processos de produção de artigos de comércio justo (se houver) não deve afetar negativamente o seu bem-estar; sua segurança, seus requisitos educacionais e sua necessidade de brincar. Organizações que trabalham diretamente com os produtores organizados informalmente não escondem o envolvimento das crianças na produção. Essa formulação tenta dar espaço para situações como as encontradas no Nordeste Brasileiro, onde a produção de artesanato tradicional faz parte da vida da família na zona rural, nos períodos de entressafra, com a contribuição das crianças. No entanto, ressalva a necessidade de garantir o bem-estar, a segurança, os requisitos educacionais e a necessidade de brincar dessas crianças.

9.O meio ambiente

O Comércio Justo incentiva ativamente as melhores práticas ambientais e a aplicação de métodos de produção responsável.

10.Relações comerciais

As organizações de fair trade têm foco no bem estar social, econômico e ambiental dos pequenos produtores marginalizados e não maximizam lucros à suas custas. Elas mantêm relacionamentos de longo prazo baseados na solidariedade, confiança e respeito mútuo que contribuam para a promoção e o crescimento do comércio equitativo. Um pré pagamento sem juros de pelo menos 50% pode ser feito se solicitado, e havendo disponibilidade do comprador.

topo